quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Alunos do 8º ano - HISTÓRIA
"O Iluminismo é a saída dos homens do estado de minoridade devido a eles mesmos. Minoridade é a incapacidade de utilizar o próprio intelecto sem a orientação de outro. Essa minoridade será devida a eles mesmos se não for causada por deficiência intelectual, mas por falta de decisão e coragem para utilizar o intelecto como guia. 'Sapere aude!' 'Ouse usar seu intelecto!' é o lema do Iluminismo."
Explique esta afirmação fazendo relação com nossa capacidade de escolha dada pela democracia.
Explique esta afirmação fazendo relação com nossa capacidade de escolha dada pela democracia.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Alunos do 7º ano - História "Europa Feudal" Vejam como era a vida nos feudos.
Isolamento e proteção dos feudos
Assim, povos como os germanos (do Norte da Europa), os hunos (da Ásia), os vândalos (da África), além de húngaros e vikings (da Europa oriental) estavam atacando diversos pontos dos domínios romanos. Em 476, Odoacro, rei de um desses povos invasores, derrubou o imperador de Roma. A partir de então, os diversos povos, antes conquistados por Roma, passaram a se organizar em reinos, condados e povoados isolados, para se protegerem dos ataques dos estrangeiros. Esse isolamento também se estendia à área econômica, levando-os a manter basicamente uma produção para consumo próprio.A população mais pobre, que vivia de trabalhos no campo, passou a submeter-se aos interesses dos poderosos de uma região, em troca de proteção contra esses ataques externos. Poder, no caso, significava a posse de armas e o comando de soldados. O estabelecimento dessa proteção dos mais poderosos aos pobres, em troca da lealdade, foi adotada pelos povos germanos, que foram dominando grande parte do extinto Império romano do ocidente.
Com o passar dos séculos, os camponeses foram se tornando cada vez mais dependentes desses senhores. Assim, os trabalhadores do campo, além de entregarem os produtos que cultivavam aos seus protetores, passaram a dar-lhes suas terras e oferecerem seus serviços para outras atividades. Com isso, grande parte dos camponeses tornaram-se servos.
Servidão: uma escravidão mais branda
A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores. A servidão era transmitida dos pais para os filhos, assim como os títulos de nobreza também eram hereditários.Por sua vez, os nobres poderosos eram os chamados senhores feudais. Tinham esse nome em função do tipo de propriedade que possuíam, os feudos. Estes eram extensas propriedades de terras, mantidas isoladas para garantir a proteção das pessoas que ali viviam dos ataques de inimigos externos. Essas unidades eram supridas com uma produção de alimentos quase auto-suficiente, ou seja, produzida pelos próprios moradores, na medida de suas necessidades de consumo.
No plano dessas relações servis, havia diversos tipos de impostos que os servos tinham que pagar aos seus senhores, incluindo também os serviços que prestavam a eles. Desse modo, no manso senhorial - que eram as terras do feudo de uso do senhor e representavam um terço da área total - os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática chamada de corvéia.
Impostos e taxas do feudo
No manso servil - que eram as terras pertencentes ao feudo, de uso dos camponeses, mas não de sua propriedade - parte do que era produzido ia para o senhor feudal. Essa taxa ficou conhecida como talha. Como os senhores feudais não deixavam escapar nenhuma oportunidade de cobrança de taxas ou impostos, os servos também pagavam a banalidade, um imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.Havia também um pagamento relativo ao número de servos que moravam nos feudos, e era cobrado individualmente, "por cabeça" (ou em latim per capita): era a capitação. Por fim, o imposto da mão morta é uma demonstração cabal de até onde podia chegar a exploração dos senhores feudais sobre os servos, pois, além de herdar a servidão dos pais, quando estes morriam, os filhos ainda deveriam pagar mais essa taxa, para continuarem servindo ao mesmo senhor.
Mas não eram somente servos e senhores feudais que viviam em função dos feudos. Havia também homens livres e vilões (moradores de vilas, ou pequenas povoações). Estes eram pessoas pobres, que, para terem direito de plantar e colher em suas terras, trabalhavam também no manso senhorial, pagando ao senhor a corvéia.
Suserania e vassalagem
Os vilões e homens livres contribuíam com um outro imposto, o censo, baseado no número de indivíduos que compunham essa população livre. A novidade do censo é que ele era o único pago em dinheiro, já que todos os outros tributos consistiam em serviços ou produtos agrários. Isso evidencia o quanto era pequena a circulação de moedas na Europa, durante esse período.Por fim, além do aspecto econômico dessas relações sociais, havia também práticas políticas e simbólicas dentro da sociedade medieval. Assim, os acordos entre os mais e os menos poderosos chamavam-se suserania e vassalagem. Dessa forma, os pobres tornavam-se vassalos dos senhores, que, por sua vez, eram chamados de suseranos. Essas relações de proteção e lealdade também ocorriam dentro da nobreza, quando um nobre mais pobre se tornava vassalo de um senhor mais rico e de maior prestígio.
Havia vários ritos entre os nobres para celebrar esse pacto de fidelidade. No momento da assinatura do termo de doação de terras ou concessão de favores do suserano (senhor mais rico) ao vassalo (senhor mais pobre) um beijo entre os dois poderia selar o acordo, além de o vassalo ajoelhar-se perante o suserano. Podia-se receber também a investidura, que era um ramo de folhas ou outro objeto entregue pelo suserano ao vassalo. As investiduras funcionavam como símbolo das terras que a eles estavam sendo concedidas.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Alunos do 6º ano - Filosofia
Platão
Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C.) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristócles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua caracteristica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος (plátos), em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.Platão (em grego Πλάτων) nasceu um ano após a morte do estadista ateniense Péricles. Seu pai tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe tinha Sólon entre seus antepassados. Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. Pouco depois de 399 a.C., Platão esteve em Mégara com alguns outros discípulos de Sócrates, hospedando-se na casa de Euclides. Em 388 a.C., quando já contava quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas. Nesta ocasião, veio a conhecer Arquitas de Tarento. Ainda durante essa viagem, Dionísio I convidou Platão para ir a Siracusa, na Sicília. Platão parte para Siracusa com a esperança de lá implantar seus ideais políticos. No entanto, acabou por se desentender com o tirano local e retorna para Atenas. Em seu retorno, funda a Academia. A instituição logo adquire prestígio e a ela acorriam inúmeros jovens em busca de instrução e até mesmo homens ilustres a fim de debater idéias. Em 367 a.C., Dionísio I morre, e Platão retorna a Siracusa a fim de uma vez mais tentar implementar suas ideias políticas na corte de Dionísio II. No entanto, o desejo do filósofo foi novamente frustrado. Em 361 a.C. volta pela última vez a Siracusa com o mesmo objetivo e pela terceira vez fracassa. De volta a Atenas em 360 a.C., Platão permaneceu na direcção da Academia até sua morte, em 347 a.C.
Aristoteles
Aristoteles dedicou boa parte de sua obra ao estudo como o ser humano pode ser feliz, vivendo em sociedade.assim como Platao, esbocou um projeto politico para solucionar esse problema, que conhecemos.
O homem afirma Aristoteles em A politica, e naturalmente um animal politico, deve ser entendido como participante da polis, uma das condi;oes essenciais do ser humano, e o fato de viver agregado a outros homens.em outras palavras para esse filosofo, um individuo vivendo sozinho e inconcebevil, um homem absolutamentesolitario ou auto-sufivciente deixaria de ser homem, seria um deus ou uma fera.nas palavras de Aristoteles ou simplesmente nao sobreveria.alem disso , a polis era para Aristoteles a melhor organizacao social possivel, desde que fosse regida por cirterios justos , que visassem ao bem ao bem comum,para entender como o filosofo julgava ser possivel determinar esses criterios, ele fez a divisao das ciencias.ciencias tecnicas, ciencias teoreticas, ciencias praticas.O filosofo definia a etica como a ciencia que trata do carater e da conduta dos individuos, e a politica como os estudos que regem a existencia dos homens vivendo numa comunidade auto suficiente.a doutrina Aristotelica afirma que as duas sao inseparaveis.asssim a perfeicao da personalidade individual que se mostra atraves da honestidade da honra, do respeito ao proximo.em suma da virtude, e afinalidade almejada pela vida comunitaria e pela leis.
O homem afirma Aristoteles em A politica, e naturalmente um animal politico, deve ser entendido como participante da polis, uma das condi;oes essenciais do ser humano, e o fato de viver agregado a outros homens.em outras palavras para esse filosofo, um individuo vivendo sozinho e inconcebevil, um homem absolutamentesolitario ou auto-sufivciente deixaria de ser homem, seria um deus ou uma fera.nas palavras de Aristoteles ou simplesmente nao sobreveria.alem disso , a polis era para Aristoteles a melhor organizacao social possivel, desde que fosse regida por cirterios justos , que visassem ao bem ao bem comum,para entender como o filosofo julgava ser possivel determinar esses criterios, ele fez a divisao das ciencias.ciencias tecnicas, ciencias teoreticas, ciencias praticas.O filosofo definia a etica como a ciencia que trata do carater e da conduta dos individuos, e a politica como os estudos que regem a existencia dos homens vivendo numa comunidade auto suficiente.a doutrina Aristotelica afirma que as duas sao inseparaveis.asssim a perfeicao da personalidade individual que se mostra atraves da honestidade da honra, do respeito ao proximo.em suma da virtude, e afinalidade almejada pela vida comunitaria e pela leis.
SÓCRATIS.
Filósafo grego (ALÓPECE, ÁTICA, A.C. 470-ATENAS, 399 A.C),filho do escultor sofronisco e da parteira Fenáreta. Não exercia magistério regular e não escreveu livro algum. Hostil a todo o ensinamento dogmático,seu método consistia em levar seus interlocutores a descobrir a verdade, interrogando-os sem cessar (IRONIA) e obrigando-os a verificar suas próprias contradições (DIALÉTICAS). Combateu a sofística (especialmente protágoras e górgias). A influência considerável que exercia sobre a juventude aristocrática e a hostilidade que votava à tirania de crícias valeram-lhe a acusação de impiedade, contra ele dirigida por Anito,Melito e Lícon. Foi preso e condenado a envenenar-se tomando cicuta. Sócratis,contrariamente aos filósofos naturalistas anteriores,considerava o próprio homem ,a interpretação reflexiva do comportamento humano e das regras que o presidem, como objetivo específico da filosofia. Os dados a respeito de sua personalidade e a sua filosofia ,chegaram até nós por intermédio dos diálogos de seu discípulo platão,da comédia nuvem de Aristófanes e das memórias de Sócratis.
Filósafo grego (ALÓPECE, ÁTICA, A.C. 470-ATENAS, 399 A.C),filho do escultor sofronisco e da parteira Fenáreta. Não exercia magistério regular e não escreveu livro algum. Hostil a todo o ensinamento dogmático,seu método consistia em levar seus interlocutores a descobrir a verdade, interrogando-os sem cessar (IRONIA) e obrigando-os a verificar suas próprias contradições (DIALÉTICAS). Combateu a sofística (especialmente protágoras e górgias). A influência considerável que exercia sobre a juventude aristocrática e a hostilidade que votava à tirania de crícias valeram-lhe a acusação de impiedade, contra ele dirigida por Anito,Melito e Lícon. Foi preso e condenado a envenenar-se tomando cicuta. Sócratis,contrariamente aos filósofos naturalistas anteriores,considerava o próprio homem ,a interpretação reflexiva do comportamento humano e das regras que o presidem, como objetivo específico da filosofia. Os dados a respeito de sua personalidade e a sua filosofia ,chegaram até nós por intermédio dos diálogos de seu discípulo platão,da comédia nuvem de Aristófanes e das memórias de Sócratis.
Fundador da ciência em geral e,particular da ciência moral (parte culminante da sua filosofia).Sua doutrina é que o maior bem do homem é a sabedoria. Quanto a política,foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Porém desidiu afastar-se da vida pública e da política contemporânea,que contrastavam com seu temperamento e com seu reto juízo. Era totalmente contrário a sofística, a seus dogmas e seguidores.
Defendia a moral ,a teodicéia e a psicologia. Considerava o próprio homem a interpretação reflexiva do comportamento humano e das regras que o presidem,como objetivo específico de todas as suas especulações, sendo que a moral é o centro de convergencia da filosofia. E a INTROSPECÇÃO,é o característico de sua filosofia, que exprime-se no seu famoso lema: "Conhece-te a ti mesmo".
Defendia a moral ,a teodicéia e a psicologia. Considerava o próprio homem a interpretação reflexiva do comportamento humano e das regras que o presidem,como objetivo específico de todas as suas especulações, sendo que a moral é o centro de convergencia da filosofia. E a INTROSPECÇÃO,é o característico de sua filosofia, que exprime-se no seu famoso lema: "Conhece-te a ti mesmo".
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Alunos do 9º ano. "Aula de Filosofia"
Metamorfose Ambulante
Raul Seixas
Composição: Raul SeixasPrefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Alunos do 8º ano. "Aula de Filosofia"
Na Moral
Jota Quest
Composição: Rogério Flausino, Wilson Sideral, Marco Túlio Lara, PlayNa moral, na moral ( só na moral )
Na moral
Vivendo de folia e caos
Quebrando tudo, pra variar
Vivendo entre o sim e o não
Levando tudo na moral
Uma manchete de jornal
Não vou deixar, me abalar
Mais uma noite,carnaval
No brasil, só na moral
Refrão (2x)
Viver entre o medo e a paz
Pode fazer pensarmos mais
No que a gente tem que fazer
Pra ficar vivo, pra variar
Quando tudo parece não ter lógica
Bombas de amor, tiros de amor, drogas de amor
Qualquer paranóia vai virar prazer de viver...
Na moral
Vivendo de folia e caos
Quebrando tudo, pra variar
Vivendo entre o sim e o não
Levando tudo na moral
Uma manchete de jornal
Não vou deixar, me abalar
Mais uma noite,carnaval
No brasil, só na moral
Refrão (2x)
Viver entre o medo e a paz
Pode fazer pensarmos mais
No que a gente tem que fazer
Pra ficar vivo, pra variar
Quando tudo parece não ter lógica
Bombas de amor, tiros de amor, drogas de amor
Qualquer paranóia vai virar prazer de viver...
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Início das aulas
Assunto: Pérolas do ENEM fresquinhas
"Dar Sorte Exige Muito Trabalho..."
PÉROLAS DO ENEM · · "O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino". |
· (Ou seja: vários ex-presidentes casaram-se com travestis.)
·
· "Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar".
· (Alguém poderia traduzir?!Será que este ser se alimenta de luz???)
·
· "O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba".
· (Vende-se máquina de escrever faltando algumas letras.)
·
· "Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos".
· (Esse aí deve comer capim.)
·
· "Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana".
· (“Sarneamento” deve ser o conjunto de medidas
· adotadas por Sarney no Maranhão. Quer dizer, eu “axo”, mas não me “pré-ocupo” muito.)
·
· "Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia".
· (Não, besta, foi o avô dele.)
·
· "O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro".
· (Demorou o "céculo" inteiro pra fazer a mudança.)
·
· "A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje".
· (Esqueceu a História em Quadrinhos.)
·
· "Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam".
· (Mas e se os índios não matassem os mortos????)
·
· "Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos".
· (Ou era uma "biga" macho que tinha duas "bigas" fêmeas, puxada por um burro?!)
·
· "No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando".
· (Deve ter sido no tempo em que lá chegaram as primeiras prostitutas.)
·
· "Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu".
· (Como será que eles pretendiam fazer isso?!)
·
· "A capital da Argentina é Buenos Dias".
· (De dia. À noite chama-se Buenas Noches.)
·
· "A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão".
· (E a "prinssipal" função do autor deveria ser a mesma. E ainda vivo...)
·
· "As aves tem na boca um dente chamado bico".
· (Cruz credo.)
·
· "A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva".
· (Hehe. Esse é espirituoso...)
·
· "Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos".
· (Senão a anta morre.)
·
· “Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs".
· (E alguns ainda vivem nas "catatumbas".)
·
· "Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais".
· (Precisa "dezenvolver" o cérebro. Será que egipício é para rimar com estrupício?)
·
· "O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro".
· (Esse aí não deve ter o tal nervo, ou seu cérebro não seria tão obscuro.)
·
· "A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos".
· (I will survive.)
·
· "O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes".
· (Verdade: de São Paulo até o Nordeste, falta construir aquadutos para levar as inundações.)
·
· "Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas".
· (Juro que eu não li isso.)
·
· "As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas".
· (Hum... Desconfio que vai ser poeta!)
·
· "Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central".
· (Procura-se urgente um Atlas Geográfico que venha com um Aurélio junto.)
·
· As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na
· Internet".
· (Deve estar falando do CD dos Raimundos.)
·
· "A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly".
· (Teve a ovelha Katrina, também. Só que ela era meio violenta...)
·
· "O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar".
· (Foi quando ele veio no papamóvel, lembra?)
·
· "Hormônios são células sexuais dos homens masculinos".
· (Isso. E nos homens femininos, essas células chamam-se frescurormônios.)
·
· "Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba".
· (Enquanto praticavam “Tiro ao Álvaro”.)
·
· "Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente".
· (Indecente: o sol não nasceu pra todos.)
·
· "A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece?".
· (Quase chorei. Mas todo mundo deveria esquecer a memória em casa, ao menos um dia: isso é lindo.)
Assinar:
Postagens (Atom)